segunda-feira, 24 de maio de 2010

Carta Belém - IV ENOET


Segue a carta das resoluções do IV ENOET _ Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Escolas Técnicas e Tecnológicas


Nos últimos anos o ensino Técnico no Brasil vem passando por um processo de expansão. Num primeiro momento através da formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aglutinaram sob a mesma égide, os antigos CEFET's, as Agrotécnicas e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades e  em seguida por meio da interiorização da rede federal, fundando dezenas de campi em todo o país.
Entretanto, apesar de crescimento significativo dos recursos destinados ao ensino profissionalizante, ainda sofremos em nossas escolas com a falta de servidores, sejam professores e/ou técnico-administrativos, com o sucateamento dos laboratórios, escassez de material didático como também bibliotecas atualizadas, pouca ênfase à pesquisa e à extensão, a ausência de regulamentação da prática profissional obrigatória para a conclusão do curso e a mínima atenção dada a política de assistência estudantil, que engloba alimentação (refeitórios), alojamento (residência estudantil), assistência médica e bolsas.

sábado, 15 de maio de 2010

I EPET é realizado em Belém

Com o objetivo de discutir e apresentar soluções para os problemas do ensino técnico e tecnológico do estado do Pará, desde o dia 13 deste mês, estão reunidos no Instituto Federal do Pará – Campus Belém (IFPA) estudantes de todo o estado, provenientes de várias instituições de ensino técnico e tecnológico. Entre as instituições representadas estão a Escola Agrotécnica juscelino kubitschek , a Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, e o IFPA- campus Abaetetura, Tucurui, Marabá, Conceição do Araguaia e Belém, entre esses estava a estudante e membro do Grêmio Estudantil Cabanagem, Luana Brito, que comentou que apesar de alguns contratempos ocorridos durante o evento, as plenárias foram construtivas e foi interessante a integração entre os alunos das instituições participantes. O primeiro vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gregório Gould, que também esteve no evento achou “importante o evento para o fortalecimento do movimento estudantil no estado Pará, e com certeza incentivou os estudantes presentes a formarem Grêmio Estudantis nas suas respectivas escolas, ajudando-os a atingir as metas discutidas no evento”.


O evento que teve a presença de diretores de todos os campi do IFPA, além de membros da secretaria de estado de educação terminou ontem (14) com uma grande atividade cultural, que auxiliou os presentes a se integrarem e a se prepararem para o inicio do IV ENOET, que aconteceu na manhã de hoje. Mais informações sobre o IV ENOET serão dadas posteriormente, e as fotos e os videos do I EPET e do IV ENOET serão postadas em breve.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

IV ENOET acontecerá no IFPA/Campus Belém

Devido a problemas estruturais  do IFPA/Campus Castanhal, o IV Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Escolas técnicas e Tecnológicas teve de ser transferido para o campus sede do IFPA, mais informações serão disponibilizadas neste Blog.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

IV ENOET

O Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Escolas Técnica e Tecnológicas (ENOET) acontece desde 2005, o estado do Pará até então foi o único estado da região norte que levou representantes para edições anteriores do encontro, devido esse e outros fatos esse ano quem sediará o evento será o nosso estado, e mais precisamente o IFPA – Campus Castanhal, o Pará foi considerado um ponto estratégico, por ser um estado de fácil acesso tanto por terra, água ou pelo ar e o Campus de Castanhal foi escolhido pela estrutura que o mesmo oferece. Além do IV ENOET, em Castanhal, estará sendo realizado o I EPET, a versão paraense do encontro com os mesmos objetivos do Norte-nordeste, que é a integração dos estudantes de ensino técnico e tecnológico das regiões para que juntos consigam alcançar as melhorias propostas na educação que são debatidas durante o evento. Durante os meses de março e abril integrantes do Grêmio estudantil Cabanagem (GECA) e da União dos Estudantes Secundaristas de Belém (UBES) visitaram todos os campi dos IFPA e as Escolas Técnicas Estaduais com o objetivo de chamá-los para participarem do IV ENOET. Com o mesmo objetivo os membros do GECA e da UESB estão convocando os alunos do campus Belém a participarem da plenária de preparação que acontecerá no Sábado, dia 08 de maio, às 14h na sala 10. Não fique de fora, participe do IV ENOET você também.

Participe do IV ENOET

Com a possibilidade cada vez menor dos jovens brasileiros ingressarem nas universidades públicas e com uma maior exigência do mercado de trabalho, a educação Técnica e Tecnológica assume um papel de destaque no cenário nacional, tornando-se, a cada dia, muitas vezes, a única oportunidade dos jovens adquirirem uma formação profissional qualificada.


Nesse sentido faz-se necessário uma maior intervenção da sociedade, no que tange seu desenvolvimento e inclusão social. O IV ENOET, assim como o I EPET é resultado de um acumulo dos debates acontecidos nas escolas de ensino profissionalizante e nos I, II e III ENOET, realizados respectivamente em 2005, em Alagoas; 2007, no Ceará e em 2009 em Pernambuco, os quais apontaram a necessidade de se aprofundar as resoluções e perspectivas para o ensino profissional, pois há de se considerar o período vivido por essa modalidade de ensino, compreendido entre os anos de 1994-209, onde o descaso e o desrespeito com a EPT chegou a níveis nunca vistos, levando em conta os seus 100 anos de existência, nunca foi tão baixo o investimento, o que levou as instituições à quase completa falência.

Todas essas discussões, sobre os novos rumos da Educação Técnica e Tecnológica, fazem-se ainda de forma vertical. Portanto o IV ENOET, assim com o I EPET, vem debater a situação atual no sentido de não se cometer os mesmos erros do passado, realizar uma ampla discussão que propicie uma maior integração entre os corpos docentes e discentes das instituições e a sociedade em geral. Só assim, será possível construir cotidianamente, com qualidade e democracia, a nova Educação técnica e Tecnologia que queremos. Por isso convidamos a todos a participar o IV ENOET (Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Escolas Técnica e Tecnológica) que será realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2010 no IFPA\Campus de Castanhal, com o tema; “O papel da educação técnica e tecnologia na soberania do país”.

Ih! Choveu o IFPA encheu


Todo ano é a mesma coisa, dos meses de Dezembro a Maio a chuva não dá trégua em Belém, ruas alagam, pessoas adoecem, e o prefeito...só não é chamado de santo. Felizmente não temos morros, assim não acontecem os lamentáveis acidentes que ocorrem em cidades como o Rio de Janeiro, onde centenas de pessoas morrem, e outras centenas ficam desabrigadas. No IFPA acontece a mesma coisa todo o ano, ao chover a denominada "area-verde" (que de verde não tem quase nada), alaga, quem está no início do campus não consegue ir para o final, e vice-versa. Conforme noticiado no VOZ ATIVA Edição N°03, os bueiros não são limpos constantemente, quando não chove isso ocasiona o mal-cheiro, e quando chove promove o alagamento do campus. Além da area-verde, muitas salas alagam, tudo isso por que os telhados estão sem manutenção a um bom tempo. No início do ano letivo, alunos do curso de mineração não conseguiram ter aulas em laboratório tudo por que uma forte chuva em janeiro inundou as salas do curso, felizmente não houve danos maiores em equipamentos. Funcionários reclamam de goteiras em algum setores do campus Belém, o que ocasiona transtornos nos departamentos, esperamos que isso seja resolvido logo, afinal enchente não é legal!


O objetivo do Informativo do Grêmio Estudantil Cabanagem não é crucificar ninguém, é apenas apontar o que acontece, de ruim ou de bom na instituição, sabemos que muitos dos problemas não surgiram ontem no campus, mas são problemas históricos, e a direção atual tem que se responsabilizar por eles, e esperamos que os problemas apontados em nosso informativo, que agora será quinzenal, e com mais divulgação, sejam rapidamente analisados e solucionados se possível e da melhor maneira possível.