quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tipos de Corrupção

Para demonstrar a situação que vivemos no Brasil, pretendo explicar, de forma bastante reduzida, os tipos de corrupção que aqui acontecem. E, caso se deparem com algo assim, saberão identificar o crime que acontece ao seu redor. Portanto, os tipos de corrupção são:
Extorsão - Constranger outra pessoa, usando violência ou ameaçando, com o objetivo de obter para si ou para outrem benefícios econômicos, ou permitir que isto seja feito.
Peculato - Abuso de confiança cometido por um funcionário público. Por exemplo, um juiz fazer uso pessoal de um carro apreendido.Estelionato - Tipo de fraude. Obter para si ou para outros, vantagens ilícitas em prejuízo de alheio induzindo alguém em erro. Por exemplo, loterias falsas.
Concussão - Exigir vantagem para deixar de exercer função pública, como, por exemplo, um fiscal cobrar dinheiro para fingir que não vê os vendedores ambulantes ilegais.Improbidade administrativa - Significa administração de má qualidade, desonesta, de má conduta que acabe por lesar o patrimônio público.
Desvio de dinheiro público - Apropriação de receitas do Estado para, por exemplo, gastar em campanha.
Corrupção passiva - Aceitar dinheiro a troco de favores ilícitos.
Corrupção ativa - Oferecer dinheiro visando à obtenção de favores ilícitos.
Tráfico de influências - Tipo de corrupção em que a moeda de troca não é dinheiro, mas troca de favores. É um dos crimes mais difíceis de provar.

É preciso saber que a corrupção está inserida em todas as atividades humanas.Corrupção não é só desvio de grandes somas em dinheiro, existem outros tipos de corrupção que não envolvem dinheiro, mas envolvem atitudes, postura e que mais tarde podem levar à grande corrupção em todas as esferas governamentais. São atitudes diárias que muitas vezes passam despercebidas (amplie a imagem ao lado).

Fonte: jckaempefla (Com modificações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário