terça-feira, 24 de agosto de 2010

Lei que proíbe aborto aumenta casos de curetagem

Pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados do Datasus, traz novos dados a respeito do aborto no Brasil. A pesquisa mostra que a curetagem pós-aborto está em primeiro lugar no ranking de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 1995 e 2007, ocorreram mais de três milhões de procedimentos desse tipo. Essa pesquisa não diferencia em números os abortamentos espontâneos e induzidos, mas indica que a maior parte deles são provocados, já que um aborto espontâneo geralmente não necessita de internação.
Segundo outra pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), a maioria das mulheres que já abortaram tem entre 20 e 29 anos, trabalha, possui algum tipo de união estável, usa métodos anticoncepcionais e, dessas, 81% são mães. Mais da metade, 55%, são internadas logo após o aborto, o que, segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Medeiros, “é uma taxa muito alta, e isso é gravíssimo porque significa não só que elas precisaram ir a um hospital, mas que permaneceram lá com sérias complicações de saúde”. A morte por aborto é a terceira causa de morte materna no Brasil.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Incêndio no IFPA

Hoje, pela manhã no campus houve um incêndio no bloco de mecânica. Por volta da 10h uma grande nuvem negra cobriu a área verde do IFPA, alunos e funcionários abandonaram as salas de aula e a energia elétrica foi cortada. Como o campi não possui brigada contra incêndios o fogo foi apagado com a ajuda de funcionários da empresa de manutenção do IFPA. Felizmente ninguém ficou ferido.
Durante essa tarde o corpo de bombeiros esteve no local fazendo perícia. Apesar do incidente às aulas não foram suspensas no período da tarde e noite, excerto para os alunos do curso atingido.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Volta às Aulas!

Que legal.... Voltamos a estudar (ou a tentar!), depois de um mês longe da escola e perto das praias, igarapés e clubes, nada melhor do que voltar a rotina. O Grêmio Estudantil Cabanagem nesse semestre está preparando novidades para os alunos, esperamos que todos gostem, até mais e boas aulas!