sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
IFPA Belém: Confraternização 2010
O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém, convida a comunidade interna (servidores e alunos) para participar da Festa de Confraternização, a ser realizada no dia 17/12/2010, a partir das 08h30min, no Ginásio de Esportes, onde teremos Celebração Ecumênica, Apresentação do Quinteto de Sopro do IFPA campus Belém, Mensagem do Diretor Geral do IFPA campus Belém, Café da Manhã, e Sorteio de Brindes aos presentes.
Campus Belém abre inscrições para Processo Seletivo 2011
O Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém abriu inscrições para o Processo Seletivo 2010. Ao todo, estão sendo ofertadas 810 vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados na forma Integrada e Subsequente. A seleção é para ingresso no 1º semestre do ano de 2011. O Edital está disponível no site de concursos do IFPA e no site da ascom (ascom.ifpa.edu.br).
As inscrições podem ser feitas exclusivamente através do site http://concursos.ifpa.edu.br, onde também estarão disponíveis as informações necessárias para a inscrição.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
A ceromônia de posse é hoje
A cerimônia de posse da diretoria eleita será hoje (10/12) às 18h no hall dos blocos U e V, no IFPA - Campus Belém.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Direção Interina do Grêmio Estudantil Cabanagem
Conforme descrito no estatuto do Grêmio Estudantil Cabanagem, apartir do dia 10/12 os membros da Comissão Eleitoral assumirão interinamente a diretoria da entidade, até a chapa eleita tome posse.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
RESULTADO DAS ELEIÇÕES À DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL CABANAGEM, REALIZADA NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2010
A Comissão Eleitoral, por meio deste, vem divulgar o resultado das eleições para a Diretoria do Grêmio Estudantil Cabanagem:
Número de votos | Porcentagem | |
Chapa 01 Rebele-se | 378 | 61,3% |
Chapa 02 - Ação | 234 | 37,8% |
Brancos e Nulos | 04 | 0,6% |
Inválidos | 02 | 0,3% |
Total | 618 | 100% |
Belém, 26 de Novembro de 2010
ARTHUR DE OLIVEIRA CARVALHO
PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Eleições 2010 - Já começou
Já está acontecendo no campus Belém a eleição para a escolha da nova diretora do Grêmio Estudantil Cabanagem. Os trabalhos iniciaram às 7:55h, com o lacre das urnas, e a receptação dos votos iniciaram as 8h da manhã de hoje (25/11), até o momento não ocorreu nenhum incidente maior que pudesse impedir o pleito.
ALUNOS DO "BOLE-BOLE"
Hoje pela manhã vários alunos que se identificaram como "alunos do 'Bole-Bole'" votaram, estranhado o fato a Comissão Eleitoral ,após ser interpelada por uma das chapas, resolveu pesquisar a origem desses alunos. Até o momento não recebemos nenhum documento oficial da instituição que nos responda se esses alunos são realmente alunos do campus, por enquanto a CE considera que sim, os alunos são regularmente matriculado no campus Belém (pois os seus nomes estão na listagem de alunos aptos a votar), mas mesmo assim estes estão votando em uma urna em separado, pois caso seja verificada posteriormente um erro na listagem utilizada pela CE, que foi cedida pela Secretaria Acadêmica do IFPA/Belém, e isso mostre que eles não são alunos do IFPA/Belém, esses votos serão desconsiderados.
TÉRMINO E APURAÇÕES
A receptação de votos encerrará às 20h de hoje (25/11), após isso as urnas serão lacradas e levadas até a sala do Grêmio Estudantil Cabanagem, onde na presença de dois fiscais de cada chapa, a CE fará a contagem dos votos, logo após será declarada a chapa vencedora.
RECURSOS E POSSE
Os recursos podem ser feitos até as 20h de hoje(25/11), sendo que poderão ser julgados até 48h após o pleito , por tanto o resultado oficial poderá ser dado somente na terça-feira (30/11). A posse será marcada entre a chapa vencedora, a gestão atual e a CE, sendo que esta data não poderá ser antes de 08/12, pois a gestão atual tomou posse no dia 09/12/2009. Após a posse a CE será destituída, caso haja período de vacância a CE assumira interinamente a direção do Grêmio Estudantil Cabanagem.
HISTÓRIA
A CE está tentando trazer a posse um aluno-fundador do Grêmio Estudantil Cabanagem, ele participou da primeira diretoria do grêmio, em 1986, passamos um bom tempo tentando achar algum aluno-fundador e o achamos do outro lado da Almirante Barroso, o aluno em questão atualmente é professor da escola estadual Souza Franco. Queremos fazer da posse momento uma ocasião especial, não apenas para a chapa vencedora, mas para todos os alunos, esperamos conseguir.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Estudantes param Almirante Barroso em protesto conta o ENEM
Aluno o IFPA já conhece, nós do Grêmio Estudantil Cabanagem não brincamos em serviço, no primeiro semestre acabamos com a restrição da meia-passagem em Ananindeua e conseguimos outras melhorias para o campus Belém. , Ontem (18), aliados a um movimento nacional, os alunos do IFPA, convidados pelo Grêmio Estudantil Cabanagem e pela União dos Estudantes Secundaristas de Belém promoveramum protesto pelo cancelamento do ENEM, devido ao período eleitoral é só isso que podemos falar aqui no blog, mas segue as matérias do Diário do Pará e do Jornal Amazônia, e em breve as votos e vídeos estarão disponíveis.
ENEM da Coréia do Sul
Seria ótimo se o governo brasileiro mostrasse pelo menos metade do respeito pelos estudantes que tem o governo sul coreano. Assistam o vídeo e vejam como é o ENEM da Coréia do Sul.
Deliberação 01/2010 - CE
DELIBERAÇÃO 01/2010 – CE
Faz alterações no Regimento Eleitoral, que norteará as eleições para a diretoria do Grêmio Estudantil Cabanagem, gestão 2010/2011.
O PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL eleita em Assembleia Geral dos Estudantes do IFPA – campus Belém, no dia 10/11/2010, mediante o artigo 49°, do capitulo VII, do Estatuto do Grêmio Estudantil Cabanagem, após reunião com os outros membros da comissão faz saber as alterações feitas no Regimento Eleitoral 001/2010:
Art. 1° - O Regimento passa a vigorar com as seguintes modificações:
Art. 13° ....................................................................................................................
§ único: [Excluído]
§ 1° – A boca de urna será permitida desde que esteja a 50m distante da urna.
§ 2° Todo material de campanha deverá ser retirado pelas chapas após a eleição. § 3° As chapas já inscritas não poderão deixar de concorrer ao pleito a não ser que impugnadas pela Comissão Eleitoral.
Art. 15° - O regime de votação efetivar-se-à em locais fixo decidido pela CE, com a utilização de no mínimo 02(duas) urnas coletoras, devidamente identificadas, nos 3(três) turnos.
Art. 19° - Terá direito de acompanhar as votações 02(dois) fiscais de cada chapa pleiteante, por turno.
§ 1° – É dever das chapas pleiteantes, identificar com 02(dois) dias de antecedência da eleição os seus respectivos fiscais perante a CE. Caso as chapas não façam isso perderão este direito.
Art. 25° - A posse da nova diretoria deverá realizar-se no menor tempo possível após a divulgação do resultado das eleições, sendo marcada pela Diretoria eleita, em conjunto com a CE e a atual diretoria do GECA. A posse não poderá ultrapassar o dia 31/12/10, não podendo acontecer antes de 08/12/2010.
Art. 28° - Todo recurso impetrado até 20h do dia da eleição e será julgado em até 48h após o final das apurações.
Art. 29° ....................................................................................................................
§ 1° - Depredação do patrimônio no IFPA e das chapas concorrentes.
Belém, 18 de Novembro de 2010
ARTHUR DE OLIVEIRA CARVALHO
PRESIDENTE
2007224007
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
ELEIÇÕES 2010 - CHAPAS CONCORRENTES
Terminado o prazo de inscrições de chapas, faço conhecer as chapas inscritas para concorrer as eleições do Grêmio Estudantil Cabanagem.
Chapa 01: Rebele-se
Chapa 02: Ação
Belém, 18 de Novembro de 2010
ARTHUR DE OLIVEIRA CARVALHO
PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL
Matr. 2007224007
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Eleições 2010
ATENÇÃO
Ficha de inscrição na aba acima.
Reclamações? Dúvidas? Envie-nos em e-mail:
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Sobre e-mails
O servidor interno de e-mails do IFPA aparentemente está sofrendo com alguns erros, por isso não estamos conseguindo enviar e nem receber e-mais pelo nosso endereço tradicional gremiocabanage@ifpa.edu.br, portanto para entar em contato com esta entidade não use o e-mail citado e nem a caixa de contatos deste blog, utilize o nosso Messenger, gremiocabanagem@hotmail.com.
Equipe do Grêmio Estudantil Cabanagem
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Acontece com todos os alunos do campus, se você ainda não foi um dos “contemplados”, espere, sua hora vai chegar: O sumiço das notas do Sistema de Controle Acadêmico (SCA) é uma constante, caso isso aconteça com você uma longa jornada estará para começar, ela pode ser fácil ou dificil, mas poderia nem ter tido um início.
Como resolver o problema do “sequestro” das notas? Pensamos nisso é por isso desenvolvemos o FiNoBi.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Doodle 4 Google
Sabemos que é difícil, mas alguns estudantes do IFPA podem participar do Doodle for Google. Sabe aqueles logos diferenciados do Google? Jovens de 6 a 15 anos podem desenhar o próximo Doodle (nome das logos modificadas). Para saber mais sobre o concurso acesse: http://www.google.com.br/doodle4google/
Wi-fi está se espandindo
A pouco tempo mencionamos que o serviço de internet sem fio já estava disponível na Biblioteca. Agora ele já está disponível também no Bloco E, para utilizar basta se conectar, por meio de um aparelho compatível com a tecnologia Wi-Fi, a rede indicada nas placas indicadoras da áreas com "Wi-Fi Zone", a senha está disponível nas plaquinhas também.
Agora seria bom aumentar um pouco a velocidade da conexão!
Agora seria bom aumentar um pouco a velocidade da conexão!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Estudantes do IFPA - Campus Castanhal fecham a BR-316
Os estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA, antigo Cefet), do campus de Castanhal, fecharam desde as 8h desta quarta-feira (29), os dois lados da BR-316, na altura do km 74, em protesto as carteirinhas de meia passagem intermunicipal, que foram liberadas pelo Governo, mas não estão sendo aceitas por todas as linhas de ônibus.
Wi-Fi na Biblioteca
Agora no 1° e 2° piso da Biblioteca central do campus há acesso a internet gratuito para quase todos. Aqueles que possuírem um notebook ou qualquer outro dispositivo capaz de receber sinal de internet sem fio pode desfrutar do serviço, que já estava disponível em outras áreas do instituto, mas apenas para professores. Antes de você querer fazer do IFPA um espécie de cyber café particular, avisamos que sites de relacionamento e vários outros (que não tem nada haver com objetivos acadêmicos) estão bloqueados. E para os desatentos vai o aviso: É bom recarregar a bateria de seu "note", pois a Biblioteca não tem tomadas para todos, leve a sua extensão também!
Caso você não saiba como acessa o serviço CLIQUE AQUI, e aprenda por meio de um tutorial desenvolvido pela UFPR.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Estudantes do IFPA fazem protesto na Almirante
Estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), antigo Cefet, fazem uma manifestação na avenida Almirante Barroso na manhã desta terça-feira (28). O bloqueio iniciou na esquina da travessa Timbó, no bairro do Marco, em Belém, ocupando as quatro pistas do sentido Almirante/São Brás.
Os manifestantes começaram a caminhada e seguem com destino a São Brás, provocando lentidão no trânsito da avenida. Por volta das 10h, o protesto estava na esquina da travessa Humaitá.
A internauta Hanna Avelino postou em seu twitter uma foto do início do protesto que foi feita de um prédio vizinho ao Instituto Federal.
Fonte: DOL
Saiu no Diário do Pará
A matéria completa da manifestação promovida pelo Grêmio Estudantil Cabanagem e a União dos Estudantes Secundaristas de Belém foi destaque no Jornal Diário do Pará (29/09/2010).
Saiu no Diário do Pará
A matéria completa da manifestação promovida pelo Grêmio Estudantil Cabanagem e a União dos Estudantes Secundaristas de Belém foi destaque no Jornal Diário do Pará (29/09/2010).
Diário do Pará. 29 de Setembro de 2010 |
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Campus Belém completa cem anos nesta quinta-feira (23)
Hoje, 23 de setembro, o Campus Belém completa cem anos. Para comemorar a data do centenário, a Direção Geral do Campus vai promover amanhã (24), um dia de atividades extra-classes.
A história do IFPA envolve uma trajetória de aprendizados, desafios e sucessos. Segundo a direção da instituição, ao longo dos anos o Campus (antigo Cefet) formou inúmeras personalidades no estado do Pará. O diretor Darlindo Veloso cita nomes aos quais se referiu como “ilustres ex-alunos”, entre eles, professora Yolanda, Milton Monte, Edmilson Rodrigues, Pedrinho Cavalero, João Jesus de Paes Loureiro, entre outros.
A programação vai iniciar com o hasteamento da bandeira e a apresentação da Banda do IFPA, juntamente com a Guarda de Honra. Logo depois terá a gincana esportiva envolvendo diversas modalidades, seguindo com exibição de documentário e apresentação do projeto “Aprendizagem e Prática: Necessidades Atuais do Processo de Ensino Técnico de Informática (2010)”.
Após o almoço servido a todos os participantes, pela parte da tarde haverá mostras de talentos e ações de cidadania para a comunidade. À noite, haverá o parabéns seguido da apresentação de Carimbo e o show com a Banda Forró no 12.
Gincana Esportiva
O Grêmio Estudantil Cabanagem juntamente com o Diretório Central dos Estudantes organizará a competição esportiva entre os alunos, com previsão de início para as 9h da manhã o evento esportivo certamente envolverá todos os cursos do campus, você não pode perder!
Fonte: Ascom (adaptado)
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Sobre Comentários!
O Grêmio Estudantil Cabanagem fica muito feliz quando recebe críticas construtivas acerca de suas atividades, projetos e ações. O blog da entidade é um dos principais meios de recebimentos desses alunos que de alguma forma tentam auxiliar a entidade estudantil.
Apesar de gostarmos dos conselhos que recebemos ficamos felizes quando sabemos quem o enviou, apesar de recados poderem ser enviados atraves da aba "Contatos" muitos fazem isso por comentários em postagem e muitas vezes não se identificam, o que por vezes ocasiona problemas, por isso não está mais disponível a opção "Comentário Anônimo" no blog. Agora para comentar bastar escrever o seu comentário normalmente e depois clicar em "enviar", após isso você será redirecionado para uma página de login, lá é só utilizar os mesmos dados utilizados para acessar o seu Orkut ou o seu Gmail (ou qualquer outro serviço do Google), após o logon sua mensagem será enviada.
Estamos
terça-feira, 14 de setembro de 2010
CONVOCAÇÃO: Assembléia Geral Extraordinária
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL CABANAGEM
O Grêmio Estudantil Cabanagem, com sede nesta cidade, na Avenida Almirante Barroso, n° 1155, Sala 01, Bloco U, Bairro do Marco, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada pela Presidente Sra. Raquel Nonato de Brício, CONVOCA através do presente edital, todos os associados do Grêmio Estudantil Cabanagem, para Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada na sede da entidade, às 11 (onze) horas, do dia 16 (dezesseis) de Setembro de 2010 (dois mil e dez), com a seguinte ordem do dia:
1- Reativação Legal do Grêmio Estudantil Cabanagem;
2 - Ratificação do Estatuto.
Belém, 14 de Setembro de 2010
Raquel Nonato de Brício
Matr. 2007212024
Presidente do Grêmio Estudantil Cabanagem
Debate no campus
Conforma anunciado, no último dia 09, foi realizado no campus Belém, do Instituto Federal do Pará (IFPA), debate com os candidatos do Pará ao Senado. Estavam presentes Marinor Brito (PSOL), João Augusto (PSOL), Paulo Braga (PSTU) e Paulo Rocha (PT), representado por seu assessor. O debate contou com uma importante participação dos estudantes, que aproveitaram o momento para exporem suas dúvidas quanto ao tema Ensino Técnico e Tecnológico no Pará.
Um dos assuntos mais abordados foi a PPP (Parceria Público Privada) e o Plano Nacional de Piso Salarial dos profissionais Técnicos.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Debate com os candidatos do Pará ao Senado
O Instituto Federal do Pará (IFPA), com apoio do Grêmio Estudantil Cabanagem, realizará hoje (09/09/10), debate com os candidatos do Pará ao Senado.
LOCAL: IFPA - Campus Belém
HORÁRIO: 18h
OBS: TODOS OS CANDIDATOS CONFIRMARAM PRESENÇA!
LOCAL: IFPA - Campus Belém
HORÁRIO: 18h
OBS: TODOS OS CANDIDATOS CONFIRMARAM PRESENÇA!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Lei que proíbe aborto aumenta casos de curetagem
Pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados do Datasus, traz novos dados a respeito do aborto no Brasil. A pesquisa mostra que a curetagem pós-aborto está em primeiro lugar no ranking de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 1995 e 2007, ocorreram mais de três milhões de procedimentos desse tipo. Essa pesquisa não diferencia em números os abortamentos espontâneos e induzidos, mas indica que a maior parte deles são provocados, já que um aborto espontâneo geralmente não necessita de internação.
Segundo outra pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), a maioria das mulheres que já abortaram tem entre 20 e 29 anos, trabalha, possui algum tipo de união estável, usa métodos anticoncepcionais e, dessas, 81% são mães. Mais da metade, 55%, são internadas logo após o aborto, o que, segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Medeiros, “é uma taxa muito alta, e isso é gravíssimo porque significa não só que elas precisaram ir a um hospital, mas que permaneceram lá com sérias complicações de saúde”. A morte por aborto é a terceira causa de morte materna no Brasil.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Incêndio no IFPA
Hoje, pela manhã no campus houve um incêndio no bloco de mecânica. Por volta da 10h uma grande nuvem negra cobriu a área verde do IFPA, alunos e funcionários abandonaram as salas de aula e a energia elétrica foi cortada. Como o campi não possui brigada contra incêndios o fogo foi apagado com a ajuda de funcionários da empresa de manutenção do IFPA. Felizmente ninguém ficou ferido.
Durante essa tarde o corpo de bombeiros esteve no local fazendo perícia. Apesar do incidente às aulas não foram suspensas no período da tarde e noite, excerto para os alunos do curso atingido.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Volta às Aulas!
Que legal.... Voltamos a estudar (ou a tentar!), depois de um mês longe da escola e perto das praias, igarapés e clubes, nada melhor do que voltar a rotina. O Grêmio Estudantil Cabanagem nesse semestre está preparando novidades para os alunos, esperamos que todos gostem, até mais e boas aulas!
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Tipos de Corrupção
Para demonstrar a situação que vivemos no Brasil, pretendo explicar, de forma bastante reduzida, os tipos de corrupção que aqui acontecem. E, caso se deparem com algo assim, saberão identificar o crime que acontece ao seu redor. Portanto, os tipos de corrupção são:
- Extorsão - Constranger outra pessoa, usando violência ou ameaçando, com o objetivo de obter para si ou para outrem benefícios econômicos, ou permitir que isto seja feito. - Peculato - Abuso de confiança cometido por um funcionário público. Por exemplo, um juiz fazer uso pessoal de um carro apreendido. - Estelionato - Tipo de fraude. Obter para si ou para outros, vantagens ilícitas em prejuízo de alheio induzindo alguém em erro. Por exemplo, loterias falsas.
- Concussão - Exigir vantagem para deixar de exercer função pública, como, por exemplo, um fiscal cobrar dinheiro para fingir que não vê os vendedores ambulantes ilegais. - Improbidade administrativa - Significa administração de má qualidade, desonesta, de má conduta que acabe por lesar o patrimônio público.
- Desvio de dinheiro público - Apropriação de receitas do Estado para, por exemplo, gastar em campanha.
- Corrupção passiva - Aceitar dinheiro a troco de favores ilícitos.
- Corrupção ativa - Oferecer dinheiro visando à obtenção de favores ilícitos.
- Tráfico de influências - Tipo de corrupção em que a moeda de troca não é dinheiro, mas troca de favores. É um dos crimes mais difíceis de provar.
- Extorsão - Constranger outra pessoa, usando violência ou ameaçando, com o objetivo de obter para si ou para outrem benefícios econômicos, ou permitir que isto seja feito.
- Concussão - Exigir vantagem para deixar de exercer função pública, como, por exemplo, um fiscal cobrar dinheiro para fingir que não vê os vendedores ambulantes ilegais.
- Desvio de dinheiro público - Apropriação de receitas do Estado para, por exemplo, gastar em campanha.
- Corrupção passiva - Aceitar dinheiro a troco de favores ilícitos.
- Corrupção ativa - Oferecer dinheiro visando à obtenção de favores ilícitos.
- Tráfico de influências - Tipo de corrupção em que a moeda de troca não é dinheiro, mas troca de favores. É um dos crimes mais difíceis de provar.
É preciso saber que a corrupção está inserida em todas as atividades humanas.Corrupção não é só desvio de grandes somas em dinheiro, existem outros tipos de corrupção que não envolvem dinheiro, mas envolvem atitudes, postura e que mais tarde podem levar à grande corrupção em todas as esferas governamentais. São atitudes diárias que muitas vezes passam despercebidas (amplie a imagem ao lado).
Fonte: jckaempefla (Com modificações)
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Primeira Tira do Garfield
É o Garfield né!!!
Na tira ele está muito (muito mesmo), muito gordo.
Já o Jon - Dono do gato comilão - é raquítico, talvez seja porque toda a comida era destinado ao gato, não ao dono, um claro sinal de amor incondicional que Jon tem pelo bichano, que se mantêm até os dias de hoje.
INSCRIÇÃO DO ENEM 2010
Demorei um bom tempo para achar o link para fazer a inscrição no ENEM 2010, por isso resolvi divulgá-lo aqui:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/
Espero que o MEC resolva logo o problema e divulgue melhor o link.
http://sistemasenem2.inep.gov.br/
Espero que o MEC resolva logo o problema e divulgue melhor o link.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Estudantes vencem!
Há duas semanas a Diretoria do Grêmio Estudantil Cabanagem soube de uma notícia indignadora, segundo informações em Ananindeua havia sido baixado um decreto-lei que RESTRINGIRIA O USO DA MEIA-PASSAGEM a dois usos por dia, após recebermos tal informação fomos confirmá-la.
Após pesquisas localizamos o decreto de número 13.572/2010, da prefeitura municipal de Ananindeua, que confirmou a história, após confirmada os diretores da entidade estudantil não pararam de trabalhar para a derrubada dessa lei.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Copa do Mundo agrava desigualdade na África do Sul
Com uma população de quase 50 milhões, a África do Sul é considerado o país capitalista mais desenvolvido da continente africano e dono de imensas riquezas como as maiores reservas de ouro, platina, diamante e cromo do mundo. No entanto, metade dos habitantes vivem abaixo da linha de pobreza e o desemprego atinge 40% da População Economicamente Ativa (PEA). O país ainda lidera o ranking mundial de mortes por Aids – 350 mil pessoas por ano – e de portadores de HIV. Em 2005, 37% das grávidas estavam infectadas e, atualmente, um em cada cinco adultos possui o vírus.
'Cala Boca, Galvão' ganha repercussão internacional
Tudo começou de forma despretensiosa na última quinta-feira, dia 10, durante o show de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Como o locutor Galvão Bueno (TV Globo) não parava de falar e incomodava os telespectadores, que estavam muito mais interessados no grande evento (famosos como Shakira e o grupo Black Eyed Peas estavam por lá), foi criada uma campanha no Twitter: CALA BOCA GALVAO. Rapidamente, assumiu a liderança dos 'trending topics', e até esta segunda-feira, dia 14, não havia perdido a honrosa posição.
O fenômeno do "Cala Boca Galvão"
Estamos na Copa do Mundo, e o Grêmio Estudantil Cabanagem não poderia ficar fora dessa, de vez em quando, no Blog você lerá alguma notícia da internet sobre a competição mundial, a primeira da seleção que preparamos para você é o "Fenômeno CALA BOCA GALVÃO".
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Carta Belém - IV ENOET
Segue a carta das resoluções do IV ENOET _ Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Escolas Técnicas e Tecnológicas
Nos últimos anos o ensino Técnico no Brasil vem passando por um processo de expansão. Num primeiro momento através da formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que aglutinaram sob a mesma égide, os antigos CEFET's, as Agrotécnicas e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades e em seguida por meio da interiorização da rede federal, fundando dezenas de campi em todo o país.
Entretanto, apesar de crescimento significativo dos recursos destinados ao ensino profissionalizante, ainda sofremos em nossas escolas com a falta de servidores, sejam professores e/ou técnico-administrativos, com o sucateamento dos laboratórios, escassez de material didático como também bibliotecas atualizadas, pouca ênfase à pesquisa e à extensão, a ausência de regulamentação da prática profissional obrigatória para a conclusão do curso e a mínima atenção dada a política de assistência estudantil, que engloba alimentação (refeitórios), alojamento (residência estudantil), assistência médica e bolsas.
sábado, 15 de maio de 2010
I EPET é realizado em Belém
Com o objetivo de discutir e apresentar soluções para os problemas do ensino técnico e tecnológico do estado do Pará, desde o dia 13 deste mês, estão reunidos no Instituto Federal do Pará – Campus Belém (IFPA) estudantes de todo o estado, provenientes de várias instituições de ensino técnico e tecnológico. Entre as instituições representadas estão a Escola Agrotécnica juscelino kubitschek , a Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, e o IFPA- campus Abaetetura, Tucurui, Marabá, Conceição do Araguaia e Belém, entre esses estava a estudante e membro do Grêmio Estudantil Cabanagem, Luana Brito, que comentou que apesar de alguns contratempos ocorridos durante o evento, as plenárias foram construtivas e foi interessante a integração entre os alunos das instituições participantes. O primeiro vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gregório Gould, que também esteve no evento achou “importante o evento para o fortalecimento do movimento estudantil no estado Pará, e com certeza incentivou os estudantes presentes a formarem Grêmio Estudantis nas suas respectivas escolas, ajudando-os a atingir as metas discutidas no evento”.
O evento que teve a presença de diretores de todos os campi do IFPA, além de membros da secretaria de estado de educação terminou ontem (14) com uma grande atividade cultural, que auxiliou os presentes a se integrarem e a se prepararem para o inicio do IV ENOET, que aconteceu na manhã de hoje. Mais informações sobre o IV ENOET serão dadas posteriormente, e as fotos e os videos do I EPET e do IV ENOET serão postadas em breve.
O evento que teve a presença de diretores de todos os campi do IFPA, além de membros da secretaria de estado de educação terminou ontem (14) com uma grande atividade cultural, que auxiliou os presentes a se integrarem e a se prepararem para o inicio do IV ENOET, que aconteceu na manhã de hoje. Mais informações sobre o IV ENOET serão dadas posteriormente, e as fotos e os videos do I EPET e do IV ENOET serão postadas em breve.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
IV ENOET acontecerá no IFPA/Campus Belém
Devido a problemas estruturais do IFPA/Campus Castanhal, o IV Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Escolas técnicas e Tecnológicas teve de ser transferido para o campus sede do IFPA, mais informações serão disponibilizadas neste Blog.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
IV ENOET
O Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Escolas Técnica e Tecnológicas (ENOET) acontece desde 2005, o estado do Pará até então foi o único estado da região norte que levou representantes para edições anteriores do encontro, devido esse e outros fatos esse ano quem sediará o evento será o nosso estado, e mais precisamente o IFPA – Campus Castanhal, o Pará foi considerado um ponto estratégico, por ser um estado de fácil acesso tanto por terra, água ou pelo ar e o Campus de Castanhal foi escolhido pela estrutura que o mesmo oferece. Além do IV ENOET, em Castanhal, estará sendo realizado o I EPET, a versão paraense do encontro com os mesmos objetivos do Norte-nordeste, que é a integração dos estudantes de ensino técnico e tecnológico das regiões para que juntos consigam alcançar as melhorias propostas na educação que são debatidas durante o evento. Durante os meses de março e abril integrantes do Grêmio estudantil Cabanagem (GECA) e da União dos Estudantes Secundaristas de Belém (UBES) visitaram todos os campi dos IFPA e as Escolas Técnicas Estaduais com o objetivo de chamá-los para participarem do IV ENOET. Com o mesmo objetivo os membros do GECA e da UESB estão convocando os alunos do campus Belém a participarem da plenária de preparação que acontecerá no Sábado, dia 08 de maio, às 14h na sala 10. Não fique de fora, participe do IV ENOET você também.
Participe do IV ENOET
Com a possibilidade cada vez menor dos jovens brasileiros ingressarem nas universidades públicas e com uma maior exigência do mercado de trabalho, a educação Técnica e Tecnológica assume um papel de destaque no cenário nacional, tornando-se, a cada dia, muitas vezes, a única oportunidade dos jovens adquirirem uma formação profissional qualificada.
Nesse sentido faz-se necessário uma maior intervenção da sociedade, no que tange seu desenvolvimento e inclusão social. O IV ENOET, assim como o I EPET é resultado de um acumulo dos debates acontecidos nas escolas de ensino profissionalizante e nos I, II e III ENOET, realizados respectivamente em 2005, em Alagoas; 2007, no Ceará e em 2009 em Pernambuco, os quais apontaram a necessidade de se aprofundar as resoluções e perspectivas para o ensino profissional, pois há de se considerar o período vivido por essa modalidade de ensino, compreendido entre os anos de 1994-209, onde o descaso e o desrespeito com a EPT chegou a níveis nunca vistos, levando em conta os seus 100 anos de existência, nunca foi tão baixo o investimento, o que levou as instituições à quase completa falência.
Todas essas discussões, sobre os novos rumos da Educação Técnica e Tecnológica, fazem-se ainda de forma vertical. Portanto o IV ENOET, assim com o I EPET, vem debater a situação atual no sentido de não se cometer os mesmos erros do passado, realizar uma ampla discussão que propicie uma maior integração entre os corpos docentes e discentes das instituições e a sociedade em geral. Só assim, será possível construir cotidianamente, com qualidade e democracia, a nova Educação técnica e Tecnologia que queremos. Por isso convidamos a todos a participar o IV ENOET (Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Escolas Técnica e Tecnológica) que será realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2010 no IFPA\Campus de Castanhal, com o tema; “O papel da educação técnica e tecnologia na soberania do país”.
Nesse sentido faz-se necessário uma maior intervenção da sociedade, no que tange seu desenvolvimento e inclusão social. O IV ENOET, assim como o I EPET é resultado de um acumulo dos debates acontecidos nas escolas de ensino profissionalizante e nos I, II e III ENOET, realizados respectivamente em 2005, em Alagoas; 2007, no Ceará e em 2009 em Pernambuco, os quais apontaram a necessidade de se aprofundar as resoluções e perspectivas para o ensino profissional, pois há de se considerar o período vivido por essa modalidade de ensino, compreendido entre os anos de 1994-209, onde o descaso e o desrespeito com a EPT chegou a níveis nunca vistos, levando em conta os seus 100 anos de existência, nunca foi tão baixo o investimento, o que levou as instituições à quase completa falência.
Todas essas discussões, sobre os novos rumos da Educação Técnica e Tecnológica, fazem-se ainda de forma vertical. Portanto o IV ENOET, assim com o I EPET, vem debater a situação atual no sentido de não se cometer os mesmos erros do passado, realizar uma ampla discussão que propicie uma maior integração entre os corpos docentes e discentes das instituições e a sociedade em geral. Só assim, será possível construir cotidianamente, com qualidade e democracia, a nova Educação técnica e Tecnologia que queremos. Por isso convidamos a todos a participar o IV ENOET (Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Escolas Técnica e Tecnológica) que será realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2010 no IFPA\Campus de Castanhal, com o tema; “O papel da educação técnica e tecnologia na soberania do país”.
Ih! Choveu o IFPA encheu
Todo ano é a mesma coisa, dos meses de Dezembro a Maio a chuva não dá trégua em Belém, ruas alagam, pessoas adoecem, e o prefeito...só não é chamado de santo. Felizmente não temos morros, assim não acontecem os lamentáveis acidentes que ocorrem em cidades como o Rio de Janeiro, onde centenas de pessoas morrem, e outras centenas ficam desabrigadas. No IFPA acontece a mesma coisa todo o ano, ao chover a denominada "area-verde" (que de verde não tem quase nada), alaga, quem está no início do campus não consegue ir para o final, e vice-versa. Conforme noticiado no VOZ ATIVA Edição N°03, os bueiros não são limpos constantemente, quando não chove isso ocasiona o mal-cheiro, e quando chove promove o alagamento do campus. Além da area-verde, muitas salas alagam, tudo isso por que os telhados estão sem manutenção a um bom tempo. No início do ano letivo, alunos do curso de mineração não conseguiram ter aulas em laboratório tudo por que uma forte chuva em janeiro inundou as salas do curso, felizmente não houve danos maiores em equipamentos. Funcionários reclamam de goteiras em algum setores do campus Belém, o que ocasiona transtornos nos departamentos, esperamos que isso seja resolvido logo, afinal enchente não é legal!
O objetivo do Informativo do Grêmio Estudantil Cabanagem não é crucificar ninguém, é apenas apontar o que acontece, de ruim ou de bom na instituição, sabemos que muitos dos problemas não surgiram ontem no campus, mas são problemas históricos, e a direção atual tem que se responsabilizar por eles, e esperamos que os problemas apontados em nosso informativo, que agora será quinzenal, e com mais divulgação, sejam rapidamente analisados e solucionados se possível e da melhor maneira possível.
sábado, 17 de abril de 2010
Aluna do IFPA é Jovem Embaixadora
O programa Jovens Embaixadores é um projeto da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e tem como objetivo a integração entre os dois países, o programa consiste em enviar 35 alunos de escolas publicas do país para os EUA, estes jovens serão "embaixadores" do país por três semanas. Na ultima edição a estudante de agrimensura do IFPA/Belém, Rafaela Aline, foi uma das selecionas, e nos contou como foi a experiência.
Grêmio: Como é o processo de seleção?
A.R: Aqui em Belém, a divulgadora do projeto é o CCBEU, para participar do programa é necessário buscar informações num dos pólos do CCBEU. Mais é obrigatório ser fluente em inglês, ser voluntário e algum projeto social e ser de escola publica, além disso, há a analise do boletim escolar, da renda familiar e do nível de inglês. Há provas e entrevistas com os pais e com a instituição onde se presta o serviço voluntário.
Grêmio: A concorrência e grande?
A.R: Sim, no ano passado foram quatro mil inscritos, e diferente do que muitos pensam não é um por estado, são 35 jovens do Brasil, mais obviamente há representantes de todas as regiões do país.
Grêmio: Quanto tempo você passou nos EUA e o que fez lá?
A.R: Passamos três semanas, a primeira foi em Washington, DC, onde visitamos empresas, instituições que desenvolvem trabalhos sociais e a Casa Branca. Na 2° e na 3° semana eu fui para Charlotte, a 5° maior cidade do país e freqüente a Olimpic High School. Durante essas semanas temos mini-cursos de vários assuntos, como: Política Internacional, Comercio exterior, liderança e outros.
Grêmio: E como foi a visita na Casa Branca?
A.R: Ficamos esperando a Michele (Obama) e quando ela chegou “foi tipo... OH!”, conversamos com ela por cerca de meia hora, Inicialmente explicamos como funciona o programa e ela ficou entusiasmada, achou muito bom o projeto e nos contou das dificuldades financeiras dela na nossa idade, após isso foram feitas algumas perguntas a ela sobre vários assuntos, e ela nos respondeu muito bem.
Grêmio: E nas escolas o que era feito?
A.R: Fazíamos palestras, a organização dividiu os embaixadores em quatro grupos, cada grupo visitou um estado americano diferente, na escola onde eu palestrei fiquei surpreso com as perguntas que me foram feitas, me perguntaram onde morávamos, em que tipo de casa vivíamos, como era a cidade. Quando disse que a Região Metropolitana de Belém tem quase 2 milhões de habitantes eles ficaram muito surpresos, Pois em Charlotte há apenas 500 mil habitantes.
Grêmio: Que tipo de serviço voluntário era feito?
A.R: Faço parte do barco Luz na Amazômia III, que leva assistência médica e espiritual aos ribeirinhos, no barco lido com as crianças e dos estrangeiros quando eles nos visitam.
Grêmio: E tem novidades?
A.R: Sim, na próxima semana irei a São Paulo lançar a versão 2011 do programa, as informações podem ser obtidas através do site http://www.jovensembaixadores.org.br/ .
sábado, 6 de março de 2010
Calourada 2010
No ultimo dia 26, o Grêmio Estudantil Cabanagem realizou a Festa da Calourada, que reuniu na ginásio de esportes Edson Ary centenas de estudantes de todas as séries e modalidades de cursos do Instituto federal do Pará - campus Belém. O evento iniciou-se às 18h e segui até às zero hora do dia seguinte, a festa foi conduzida pelo DJ da Jovem Pan, Ivam Davis que embalou o evento, além de estudantes ,funcionários e até professores marcaram presenseça, a caloura do curso de Pesca e Aquicultura, Marina Santos disse que depois de muito esforço para ser aprovada no teste de seleção da instituição a festa foi mais que merecida. A Calourada 2010 foi mais uma promessa cumprida do Grêmio Estudantil Cabanagem.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Grêmio realiza ato
Ontem o Grêmio Estudantil Cabanagem realizou um Ato nos corredores do IFPA - Campus Belém, onde solicitou a implantação imediata do RE (Restaurante Estudantil), sem restrições a nenhum aluno do Instituto e pela fiscalização e punição dos professores faltosos que tanto prejudicam principalmente os alunos do Ensino Médio a mobilização dos estudantes iniciou na segunda-feira quando os dirigentes da entidade visitaram inúmeras turmas e culminou no intervalo de aula do turno da manhã, onde munidos de um abaixo-assinado com centenas de assinaturas dezenas de alunos de vários cursos da instituição foram marchando e declarando palavras de ordem até a Direção Geral do campus.
O manifesto que teve o apoio da UESB(União dos Estudantes Secundaristas de Belém) encontrou o gabinete da direção vazio mais mesmo assim não desistiu, os estudantes esperaram o diretor geral por mais de uma hora (o diretor estava em sala de aula), ao chegar o diretor geral pró-tempore estava acompanhado de uma comissão formado pelo Diretor de Ensino, Prof° Daniel Palheta, por Chefes de departamentos, outros servidores e pelo presidente do DCE recebeu os alunos e prometeu analisar os pedidos e procurar soluções. O diretor geral salientou que apesar de ter assumido no dia primeiro de fevereiro deste ano já havia feito grandes melhorias como a implantação da merenda escolar que irá atender mais de dois mil e seiscentos alunos por dia apartir da primeira quinzena de março e a contratação de sete professores substitutos, sobre a merenda escolar o Diretor de Ensino pontuou que ela é o ponta pé inicial do RE, com a merenda sendo distribuída a implantação do RE fica fácil.
O ato que chegou a ser impedido com a promessa de intervenção da Policia Federal caso fosse realizado, foi um sucesso e elogiado por quase todos excerto pelo presidente do DCE do instituto que não gostou da ação, talvez seja porque a entidade a qual dirige não consegue o apoio dos estudantes, como ele mesmo declarou. No fim, ninguém foi preso (felizmente), nada foi depredado (como muitos achavam), e conseguimos restaurar a confiança dos estudantes secundaristas que estava perdida, além disso mostramos que o Grêmio é de luta, e jamais ficaremos parados, sentados em gabinetes, enviando projetos, vendo o tempo passar e os problemas aumentando.
O ato que chegou a ser impedido com a promessa de intervenção da Policia Federal caso fosse realizado, foi um sucesso e elogiado por quase todos excerto pelo presidente do DCE do instituto que não gostou da ação, talvez seja porque a entidade a qual dirige não consegue o apoio dos estudantes,
Grêmio Estudantil Cabanagem - Enquanto uns vão com o projeto, nós mostramos a obra pronta.
Assinar:
Postagens (Atom)